Roacutan: entenda como a isotretinoína age no combate à acne
- Luciana Kelly Dantas
- 12 de jul. de 2015
- 1 min de leitura

“Isotretinoína é uma substância medicinal derivada da vitamina A, usada mais comumente para o tratamento da acne severa, porém, que também pode ser empregada no tratamento de outras doenças dermatológicas”, explica Elisabete Dobao, médica pós-graduada em Dermatologia, professora de Dermatologia Sanitária da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e membro da Academia Europeia de Dermatologia.
A Isotretinoína é muito indicada em casos graves de acne, especialmente quando existe formação de nódulos, cistos e abscessos. Porém, em alguns quadros de acne moderada que não responde aos demais tratamentos, pode ser indicado o uso do Roacutan.
Elisabete Dobao explica que a Isotretinoína pode ser indicada para ambos os sexos, inclusive para adolescentes, com idade íntima a ser avaliada pelo médico assistente. A decisão pelo uso da Isotretinoína deve ser tomada sempre em conjunto com o dermatologista e com os familiares do paciente quando este for menor de idade.A Isotretinoína age, basicamente, reduzindo razoavelmente o tamanho das glândulas sebáceas e mais fortemente a quantidade de óleo que elas produzem. “Como as bactérias da acne vivem nesta secreção oleosa, seu número também diminui bastante”, diz.
“O medicamento também retarda a produção das células da pele dentro do poro, fazendo com que eles não fiquem obstruídos, e tem propriedades anti-inflamatórias”, destaca a médica.
Comments